terça-feira, 23 de outubro de 2007

Introdução

Desde que tenhamos a solidariedade como um objetivo pessoal e coletivo, por ver nesta forma de relacionamento um caminho de transformação cultural indispensável das sociedades fragmentadas, agressivas e massificadas, provavelmente perguntaremos: “como desenvolver a solidariedade?” Certamente cada um de nós, de acordo com sua experiência e sabedoria, teria algo a dizer a respeito.

No processo de busca de solidariedade, há uma percepção das limitações individuais no sentido de conhecer o outro. Esbarramos no limitado conhecimento de imagens parciais sobre o outro, e geralmente ficamos frustrados com a não-correspondência das imagens com a realidade que se revela inapreensível. O outro permanece um mistério. De um lado, portanto, temos o nosso condicionamento e de outro, temos o mistério, o desconhecido.

Sendo a solidariedade um dos princípios básicos da democracia, é necessária a cooperação entre todos. No âmbito escolar refere-se aos alunos e demais membros da escola, onde se desperta o sentimento da responsabilidade em relação ao grupo, de maneira que cada um sinta na obrigação moral de apoiar o outro.

Portanto, espera-se que a realização desse projeto possa contribuir de forma sensível para a ajuda ao próximo.

2 comentários:

Mariana Santos disse...

Este simplismenti foi um texto otimo me deu a resposta que eu queria,obrigado Juliano pela bela ajuda!! Mariana Santos

Anônimo disse...

mt bom me ajudou mesmo