terça-feira, 23 de outubro de 2007

Justificativa

A proposta deste projeto é pautada na importância da convivência solidária. Os estudos de sociologia apostam existir em nossa sociedade uma tendência muito forte do individualismo, essa competição marcada pela luta de classes, reforça as desigualdades, fomentando injustiças levando a uma verdadeira segregação.

Acredita-se que há uma diminuição deste sentimento quando salientam no âmbito escolar valores em sua formação para viver de forma democrática.

É neste sentido que surge a necessidade de trabalhar a solidariedade na escola e sala de aula, sendo a escola um espaço importante de construção da democracia, onde se devem orientar alunos a discernirem direitos e deveres, vivenciando os princípios democráticos. A qualidade na educação é mais do que uma boa formação moral de acordo com os princípios citados.

De acordo com os PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais) os temas transversais devem ser trabalhados em todas as disciplinas, constatando a importância de trabalhar a solidariedade, dessa forma pretende-se levar os alunos a refletir para que tenham condições de formular conceitos, ao invés de, apenas coletar informações sobre o tema.

Dessa forma pensou-se nesse projeto como meio de praticar a solidariedade humana, levando os alunos, professores, pais e comunidade escolar a se sensibilizar com as condições do próximo.

E nesse sentido, acontecerá uma reformulação do mesmo, processo este que acontece anualmente para atualizá-lo, uma vez que este já acontece há cinco anos, existindo assim, fotos, relatórios, prêmios e reconhecimento social (vide anexos).

Durante o projeto são realizadas campanhas de arrecadação, sendo distribuídos pelos próprios alunos autorizados pelos responsáveis através de documentação escrita (vide apêndice) e professora, propiciando amenizar carências básicas de sobrevivência para pessoas de baixo poder aquisitivo.

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