terça-feira, 23 de outubro de 2007

Metodologia

Será utilizado da pesquisa de campo, inicialmente para obter informações da real situação dos necessitados. Será feita a arrecadação de alimentos, utensílios, roupas, brinquedos, calçados, sabendo da importância dos mesmos para os necessitados.

Serão verificados os casos mais graves de pobreza, nos bairros periféricos da cidade de Irecê e Presidente Dutra, através de visitas, onde tudo o que for observado será anotado pelos alunos. Os alunos formularão e entrevistarão as famílias visitadas.

Há uma profunda reflexão em sala de aula (desde 2003) (vide apêndice) sobre os mais graves problemas detectados, questionando-se os seguintes pontos: De que vivem? De que precisam? Por que precisam? Que problemas tais carências trazem? De que precisam mais urgente? De que forma se pode contribuir?

Além das entregas necessárias durante o ano corrido, serão entregues também em datas comemorativas, como dia das mães, pais e dia das crianças.

Serão desenvolvidas atividades em sala com pesquisa sobre o tema solidariedade: na internet, dicionários, Igrejas Evangélicas, Centros Espíritas, desenhos, produções textuais e apresentações dos mesmos, transformando-os em debates.

Os alunos irão tirar fotos das primeiras visitas às famílias, como também durante a separação e organização das doações para a entrega, e durante a viagem às localidades, no momento das entregas, na sala de aula, no encerramento e avaliação do projeto.

Nenhum comentário: